quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

OLHEM DE ONDE EU VIM


Astrofísicos europeus anunciaram ter conseguido solucionar um mistério sobre o crescimento das galáxias. Segundo artigo publicado pela revista Nature, elas se alimentaram do gás frio que as cercou depois do big bang (explosão) para dar à luz novas estrelas. Essa teoria abre novo caminho para se compreender a expansão do universo.

Análises de luz indicam que as primeiras galáxias se formaram cerca de 13 bilhões de anos atrás, um bilhão de anos depois do big bang que deu origem ao universo. Nos primeiros bilhões de anos que seguintes, a massa da maior parte das galáxias aumentou consideravelmente.

Até agora, muitos especialistas acreditavam que as galáxias aumentaram de tamanho colidindo e fundindo-se entre si. Mas uma teoria diferente argumenta que essa não seria a única resposta. De acordo com o novo argumento, uma galáxia jovem sugaria o gás frio interestelar como matéria-prima para produzir novas estrelas.

Uma equipe de astrônomos pôs a ideia à prova, usando equipamento que permite fazer a análise de luz, instalado no deserto do Atacama, no Chile. Segundo o Observatório Europeu Austral (ESO), a descoberta é a maior prova, até agora, de que as jovens galáxias absorvem gás primitivo e o utilizam como combustível para dar origem a novas estrelas. "A descoberta terá um enorme impacto na nossa compreensão sobre a evolução do universo do big bang até os dias atuais”, anunciou o Observatório, em um comunicado.
(Jornal do Commercio)
 Pode ter muitas coisas no centro de uma galáxia, como, muitas estrelas velhas ou um buraco negro gigante sugando tudo o que há na galáxia. Eu acho que também depende do tipo dela, como uma espiral. Provavelmente no centro de uma espiral deve ter um buraco negro, por isso o formato dela, em espiral, tudo vai girando indo para o centro onde lá são EXTERMINADOS!!!.
                                                                                            
      
[Galáxia.bmp] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário